Amor ao Próximo?


Veremos nesta postagem, ensinamentos bíblicos referentes ao amor ao próximo.
Temos visto em nossas igrejas a digladiação crescendo. Irmão acusando irmão com hipóteses, pessoas parando de falar com outras porque "ouviram dizer que fulano fez, que fulano disse". Deixarei bem claro minhas opiniões a luz da bíblia e de tudo quanto tenho aprendido pelos meus líderes.

Primeiramente, vejamos o que o Senhor Jesus, o Messias, diz a respeito deste assunto:

"Ao ouvirem dizer que Jesus havia deixado os saduceus sem resposta, os fariseus se reuniram.Um deles, perito na lei, o pôs à prova com esta pergunta: "Mestre, qual é o maior mandamento da Lei?". Respondeu Jesus: 'Ame o Senhor, o seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todo o seu entendimento'. Este é o primeiro e maior mandamento. E o segundo é semelhante a ele: ‘Ame o seu próximo como a si mesmo’. Destes dois mandamentos dependem toda a Lei e os Profetas. Mateus 22:34-40".

Aprendemos com o Messias, Jesus Cristo, que primeiramente devemos amar a Deus acima de todas as coisas, amar a Deus de todo o coração, de toda a nossa alma, ou seja, com toda a nossa alma significa com todos os nossos sentimentos, em todos eles glorificar a Deus, seja na alegria, na tristeza, na paz e na ira.

E o segundo grande mandamento que nosso Senhor nos ensina é esse: Amar ao próximo como a nós mesmos. E nisso muita gente tem errado feio. Vemos que por causa da falta de amor ao próximo, vidas de dentro da igreja tem sido mais feridas do que pelo próprio Adversário. E por causa da falta de perdão, por parte de quem feriu, essas pessoas não voltam, ou ficam com marcas profundas na alma, que para serem curadas levam um longo tempo, um tempo que não volta, afinal, "o tempo realmente não para" como dizia um cantor bem conhecido aqui no Brasil.


1- Equívoco

Aprendemos com o estudo da Lógica pela ciência, que a Lógica sempre vai seguir um encadeamento racional verídico, ou lógico. Isso significa que, um homem veste primeiro a roupa de baixo para depois colocar a calça, e não o contrário, afinal, como vimos num dos últimos posts, ninguém é super-homem, nem pra usar a roupa debaixo por cima da calça.

O que quero dizer com isso? Quero dizer que, quando uma pessoa peca, o relacionamento dela com Deus esfria, já não é mais o mesmo, pois como a própria bíblia diz, o salário do Pecado é a morte (neste caso, espiritual). O certo seria, se você souber do que está acontecendo, chegar e tentar descobrir PELA PESSOA o que está acontecendo verdadeiramente, e se ela confiar em te contar, cabe a você, irmão, primeiramente esclarecer a luz da Bíblia (ou seja, não a luz de doutrinas) qual impacto aquilo que a pessoa fez trará à vida dela, e conduzi-la ao arrependimento perante Deus, e não a você. Isso é seguir uma sequência lógica para a Cura, para a Libertação.

Mas é mais fácil hoje, chegar no irmão e trazer a luz o seus erros. Falar o que acha que é o certo na cara dele, por mais que pareça ser o certo, sem se importar que aquela pessoa também tem sentimentos, por pior que seja o erro dela. Claro, todo cristão quando erra é tocado pelo Espírito Santo. Ela procura ajuda e é ajudada, mas o problema é que sempre tem um irmão que quer tirar Deus do trono dEle, e se fazer de Justo Juiz sobre as causas dos outros.

Já falei uma vez, mas vou falar de novo porque o que estamos vivento hoje é intenso: Você está numa igreja da Visão Celular? Busque viver as doutrinas dos seus líderes, analisando a luz da Bíblia o que é certo e o que não é, buscando sempre entender o modo de pensamento da visão. Está numa igreja Batista Tradicional? Busque viver as doutrinas da sua igreja. Está na igreja da Pastora Ana Maria Betânia? Siga as doutrinas que a Pastora Ana Maria Betânia prega.

Não podemos estar numa igreja da Visão Celular, com uma visão totalmente diferente e seguir conselhos e doutrinas da Pastora Ana Maria Betânia, sem nem ao menos perguntar ao nosso líder o que ELE acha.

2- Perdão

Todos um dia já erramos, e com certeza não queríamos que nossos erros fossem jogados na nossa cara de uma forma cruel. Jesus não nos ensinou dessa maneira, mas mesmo assim insistimos em pegarmos a pedra e jogar nos outros. Lembram da passagem que diz que quando um irmão pecar contra você, vá e mostre-lhe seu erro?

"Se o seu irmão pecar contra você, vá e, a sós com ele, mostre-lhe o erro. Se ele o ouvir, você ganhou seu irmão. Mateus 18:15".

Não temos o direito de mostrar o erro dos outros se não foi com a gente que ele errou, a não ser que você seja líder, ou o responsável espiritual por aquela pessoa. Neste caso, é sua função orientar a pessoa a buscar o conserto, e não se meter na história sem nenhum preparo. Poderíamos estar matando uma pessoa em seu interior sem sabermos.

Não quero dizer com esse post que devemos passar a mão na cabeça de quem errou. Não se trata disso. Se trata de agir da maneira certa, de agir na hora adequada e sempre a luz da Bíblia. O que a nossa sociedade diz a respeito de uma determinada coisa, pode não ter o mesmo ponto de vista bíblico, nem ter base nos valores judaico-cristãos que aprendemos desde pequenos.

Se Deus te tocou de alguma maneira, te mostrando que você já pôde ter feito mal pra alguém, vá e peça-lhe perdão pela forma que você falou, por ter sido dito fora de horário, fora de contexto, por ter sido dito por você fora de si. Isso pode ser um bálsamo de cura sobre a vida de algumas pessoas que, a princípio não entenderam que o primeiro mandamento maior é o de amar a Deus, mas por sua causa não pôde ser cumprido, porque um mandamento depende do outro. Não se pode amar a Deus estando magoado com o irmão, nem amar o irmão no amor de Cristo sem amar a Deus, o Cristo!

E se você foi ferido por alguém, esteja disposto a perdoar. Entenda que todos somos humanos, passíveis de erros, e que nada pode nos separar do amor de Deus, nem a morte, nem a vida, nem principados, nem potestades, nem circunstâncias, e muito menos irmãos. Não somos obrigados a viver tão próximos de tais pessoas, mas deve haver o respeito, e o amor em Cristo, ou seja, entender que apesar de tudo, Deus também ama aquela pessoa e deseja mudá-la sempre pra melhor.

Comece um novo tempo de vitória na sua vida, vivendo o que realmente Deus tem pra vida de cada um, e nunca tentando imitar a realidade de vida de outra pessoa. O plano de Deus para nós é individual, Ele tem um plano pra cada um de nós. Entenda isso, e sempre peça sabedoria de Deus pra não cair em cilada.

"Quem intentará acusação contra os eleitos de Deus? É Deus quem os justifica."
Romanos 8:33


Baruch Hashem Adonai. Gabriel Marques.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...